
Foto Veganoides
Algumas pessoas acreditam que peixes não sentem dor e dão essa "desculpa" para motivar a pesca e o comércio de animais aquáticos, infelizmente.
Eles possuem sistema nervoso central, a dor é anatômica, fisiológica e biologicamente semelhante das aves e outros animais. Reagem a sensações de dor e de prazer.
Segundo o especialista em comportamento animal Jonathan Balcombe, a falta de expressão facial dos peixes é o que nos leva a crer que eles não sentem dor. Quando estão presos a um anzol, os peixes são incapazes de emitir qualquer tipo de som, não gritam, apenas são capazes de fazer movimentos com a boca que pode evocar o sentimento de dor e terror.
O uso da expressão facial como guia essencial para definir a capacidade de cada um sentir dor, não deve ser usada como um guia válido, uma vez que algumas das espécies aquáticas mais inteligentes (golfinhos e baleias) são incapazes de se exprimir. O movimento da boca, a dilatação das pupilas, posturas corporais, estão entre as muitas maneiras dos peixes e de outros animais se exprimirem.
Segundo pesquisa publicada na BBC Brasil, cientistas britânicos injetaram veneno de abelha e ácido acético nos lábios de algumas de algumas trutas. Outras receberam injeções com água salgada e algumas foram simplesmente manipuladas. “Observamos que as trutas injetadas com ácido também esfregaram seus lábios em pedregulhos e nas paredes do tanque”, conta a pesquisadora Lynne Sneddon. O comportamento só parava quando cientistas utilizavam pequenas doses de morfina para aliviar a dor.
🐟🐬🐋🐳🐠🐡🦈
Repense! #govegan
Fontes: BBC Brasil, Sociedade Vegan
#peixessentemdor #dorpeixes #veganoides#saibamaisveganoides #veganoidesexplica #vegan#vegetarianismo #veganismo #vegana #vegano#veganlife #veganlove #vegancommunity#vegetariano