Notícias Veganoides






{6 Frutas típicas de outono}
Por Veganoides - 17/04/2018
O friozinho chegando e muitos sentem a necessidade de alimentos energéticos. Apesar de vontades e “desejos calóricos”, que nem sempre nutrem daquilo que o corpo precisa, o outono é abundante em frutas que abençoam com seus benefícios, valores nutricionais e melhor, prepara o corpo aumentando a imunidade para a próxima estação (o inverno).
Frutas da época é uma dádiva que a natureza oferece, pois na época certa de cultivo e colheita as frutas possuem mais qualidade e sabor. Já comeu alguma “fruta aguada”? Ou pareceu que estava sem gosto? Muitas vezes isso acontece quando compra-se fruta, ou legume fora da época.
Detalhe importante >>>> Aproveitar um valor justo dos alimentos, ou seja, dá para pagar preços ainda mais baratos em feiras e mercados com as frutas da época. Isso desmistifica que as opções veganas são caras e apenas para a elite. (Já foi no final da feira e viu o quanto as frutas da época ficam $$$ baratinhas?)
Além disso, nessa estação de outono, assim como todas as estações, reflete diretamente no corpo, mente e energia. Nos ensinamentos de ayurveda a alimentação nesse período deve ser morna/quente, nutritiva e úmida, deve-se incluir chás de frutas, ervas e especiarias de qualidade doce.
Quais seriam as FRUTAS típicas da época de outono? Veganoides pesquisou com a nutricionista Ana Cláudia Abreu. Ela separou seis frutas típicas da época, seus benefícios e curiosidades específicas de cada uma.
1) Abacate
Fruta rica em gorduras, sendo em sua maioria “gorduras boas” mono e poli-insaturadas, que estão relacionadas com proteção cardiovascular, prevenção do envelhecimento precoce, ele também possui baixa quantidade de carboidratos e por esse motivo é um dos “queridinhos” da dieta Low carb.
VOCÊ SABIA? Repare também que alguns cosméticos utilizam em sua composição óleo de abacate, isso porque encontramos no fruto a presença de vitamina E e A, que estão diretamente relacionadas com a manutenção da nossa pele e cabelos.
2) Atemoia (já falamos da atemoia aqui)
Fruta de sabor bem adocicado, destaca-se em sua composição boa quantidade de carboidratos (frutose) e potássio, podendo ser utilizada em alguns momentos durante o dia como pré-treino ou até mesmo como alternativa aos doces industrializados, que são em sua grande maioria ricos em sacarose, xaropes e açucares refinados. Além disso, a atemoia é uma ótima opção para amenizar os sintomas da TPM.
VOCÊ SABIA? A atemoia é um cruzamento entre a cherimoia e a pinha (fruta do conde), esse cruzamento deu origem ao fruto com características diferentes com menos semente e mais polpa.
3) Caqui
Fruta de origem asiática, apresenta polpa bem carnuda, saborosa e adocicada os destaques da sua composição são: Vitamina C, Vitamina B9 (Ácido Fólico) e vitamina A em forma de carotenoides.
VOCÊ SABIA? Os carotenóides são um grande grupo de pigmentos presentes na natureza, que atuam em nosso organismo como “agente quelante do oxigênio”, ou seja, possuem ação antioxidante, sendo útil na inibição dos danos provocados pelos radicais livres ao longo do tempo em nosso corpo.
4) Maçã
Uma das frutas mais consumidas devido a sua praticidade, é fácil para carregar e tem boa durabilidade. Podemos destacar em sua composição a presença de uma fibra solúvel chamada Pectina que tem ação benéfica na microbiota intestinal.
VOCÊ SABIA? A Pectina quando entra em contato com a água forma uma espécie de gel no intestino, gerando diminuição na velocidade de absorção da glicose, esse ponto pode ser muito benéfico principalmente para os diabéticos. Além disso, a Pectina também tem ação pré-biótica, pois estimula o desenvolvimento da flora intestinal sadia, que está intimamente relacionada com a melhor absorção de outros nutrientes.
5) Kiwi (já falamos do kiwi aqui)
Fruta de sabor mais cítrico, com boa quantidade de vitamina C, potássio, ácido-fólico e magnésio. Além desses, podemos também destacar a presença de Clorofila.
VOCÊ SABIA? Clorofila é um pigmento verde presente nos vegetais e frutas e está relacionada com importantes atividades biológicas, propriedades antioxidantes, proteção contra danos oxidativos, efeitos anti-inflamatórios e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.
6) Abacaxi
Fruta de origem tropical, cítrica e refrescante, sua polpa é rica em água e potássio, além da polpa também podemos utilizar a casca do abacaxi para fazer chás que vai proporcionar efeito diurético. Destacamos a presença da vitamina C e da bromelina, uma enzima digestiva natural extraída do abacaxi.
VOCÊ SABIA? A bromelina tem ação mucolítica, facilitando a expectoração, é anti-inflamatória e digestiva, age no estômago facilitando a digestão.
Imunidade
Cada fruta tem sua particularidade e todas, de modo geral, contribuem com a nutrição e fortalecimento do sistema imunológico. “Mas podemos destacar que frutas cítricas apresentam ação mais efetiva colaborando com a imunidade, portanto o Kiwi e abacaxi são boas opções para esta proposta”, diz Ana.
Além de frutas, alguns LEGUMES são abundantes nessa época de outono:
- Abóbora Japonesa (Kabochan)
- Abobrinha
- Batata doce
- Berinjela
- Beterraba
- Cará
- Ervilha Torta
- Inhame
- Mandioca
- Mandioquinha
- Pepino Caipira
- Pimentão
Tanto as frutas, quanto os legumes da época devem ser lavados e consumidos frescos. Se possível conseguir orgânicos, melhor ainda. Quando o assunto é nutrição, deve-se sempre levar em consideração a individualidade biológica das pessoas. “Sabemos que não existe apenas um alimento capaz de suprir todas as necessidades, ou um único alimento capaz de sozinho fortalecer o sistema imunológico, portanto, ter saúde é o resultado de boas escolhas e hábitos alimentares que fazemos ao longo da vida. As frutas devem fazer parte deste plano alimentar balanceado, ao escolher as frutas e legumes da época, estamos adquirindo opções mais saborosas, acessíveis e frescas. Aproveite!”
Ana é vegana há três anos e percebe o veganismo como uma forma possível de se viver em harmonia com a natureza, em respeito e comunhão como todas as formas de vida no planeta. “O veganismo desperta compaixão, solidariedade e amor universal, para mim, esses são motivos mais do que suficientes para transformar o nosso mundo em um lugar melhor”, afirma Ana.





