Pesquisas Veganoides
A maioria se torna vegano(a) devido ao amor pelos animais, diz pesquisa Veganoides

Por Veganoides - 09/11/2017
​
A dieta é importante, o planeta e a saúde também, mas a maioria das pessoas se tornam veganas devido ao amor pelos animais, é o que mostra pesquisa realizada pelo Veganoides.
Quais os reais motivos que levaram pessoas a pararem de consumir derivados de animais? Seja na alimentação, roupas, calçados, produtos de higiene, ou qualquer outro produto. Ao iniciar um estilo de vida vegano, muitos ainda tem dúvidas se realmente vale a pena e pensam em quais consequências que isso pode perpetuar na vida de cada um. Atualmente há muitas informações espalhadas por todos os cantos e esse estilo de vida tem crescido exacerbadamente. São diversas as particularidades que cada pessoa leva em consideração ao tomar essa decisão.
Se reunir 100 pessoas em uma sala, cada uma tem uma história diferente para contar do dia exato em que se tornou uma pessoa vegana, mas algumas das causas são bem comuns.
​​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Na pesquisa, 19% dos participantes dizem que o principal motivo foi o amor aos animais, 15% dos veganos consideram que animais são amigos, não comida. Um dado interessante é que houve empate de 10% dos que responderam, disseram que ser vegano(a) faz bem ao planeta, outros 10% informaram que protege o meio ambiente e ainda outros 10% relataram que o motivo principal foi assistir vídeos e documentários que abordam a vida real de animais que são induzidos ao sofrimento e morte.
A saúde fica com 7,5% das causas que levaram pessoas a tomar a decisão, desmatamento de florestas tropicais foram 6,5%. Com relação a digestão da carne ser mais difícil do que a de vegetais 3,5% das pessoas que participaram levaram em consideração essa questão. Receitas leves ao organismo foi preocupação dos 3% que votaram. A economia em consumir pratos veganos teve um resultado de 3% dos participantes, dizendo que a alimentação vegana é mais barata e econômica, pois com dinheiro de um quilo de carne é possível fazer uma compra de sacolão com legumes, verduras e frutas.
Os nutrientes de origem vegetal tem sido muito utilizado para performance no esporte, especialmente a proteína, segundo a pesquisa é apontado que apenas 1,5 % das pessoas veganas levaram essa consideração na hora de escolher o estilo de vida vegano.
Alguns participantes colocaram que se tornou uma pessoa vegana exatamente por ser uma alimentação mais saudável do que outras com 0,5%, outros disseram que "sendo vegano(a) poderíamos diminuir a fome do planeta” com 0,5%. Houve uma participante que afirmou que seu motivo foi a partir da participação do ENDA (Encontro Nacional de Direitos de Animais) e por fim, um outra participante colocou que seu motivo foi a filha de um ano, ela deseja que a criança entenda desde pequena que animais não são comidas e que jamais devem ser explorados para o alimento.
​
O gráfico abaixo apresenta todas as respostas.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​​
Algumas legendas estão cortadas, mas é possível ter as mesmas informações no texto acima do gráfico.
​
Entender o motivo​ da ação inicial em mudar o estilo de vida pode ajudar as pessoas que estão indecisas. Quem está em dúvida se toma, ou não a decisão, pode começar fazendo um teste por 15 dias. É possível sentir a diferença no organismo e em ações do cotidiano que colaboram e podem melhorar muito o planeta, a vida de animais, a saúde e muito além disso.
​
O intuito da pesquisa foi de identificar o motivo do ponto inicial ao veganismo para colaborar com informações para aqueles que ainda não são veganos. Veganoides realizou a pesquisa quantitativa em outubro de 2017, por 15 dias, com 52 participantes.
​
​

