
Foto Veganoides
Quem mora no sul do Brasil percebe essa realeza, o pinhão, que vira até motivo de encontro nessa fase do ano. Outra beleza que a natureza produz, essa semente da Araucária se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai se abrindo até liberar o pinhão.
A Araucária faz parte do dia a dia dos paranaenses, porém, infelizmente está ameaçada de extinção no país. Desde os anos 70, a madeira desta espécie entrou no auge das exportações restando apenas 0,8% da área original.
Esses nós do encontramos na Feira da Reforma Agrária. Sim, o Veganoides essa feira rendeu bastante, melhor ainda, tudo sem veneno.
Estamos naquela época boa para pinhão! Não deixe de usar em sua festa junina. Segundo a nutricionista Ana Cláudia Abreu, essas sementes são ricas em fibras dietéticas, apresentando baixo índice glicêmico e baixos teores de lipídios. Também com a presença de Fósforo, Potássio e Magnésio. “Alguns compostos presentes no pinhão têm caráter funcional como o amido resistente e os antioxidantes (fenólicos e flavonoides) com atividades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, que apresentam grande importância na inibição de mecanismos oxidativos associados a doenças degenerativas e câncer”, diz a nutricionista Ana.
Lenda sobre pinhão
Quando os ramos da araucária se inclinam para o lado em que o sol brilha é sinal de tempo bom. Se os ramos se conservam sem vivacidade, é aviso certo de temporais.
Vamos de pinhão?
Fontes: Nutricionista Ana Cláudia Abreu, Jornal Gazeta do Povo
Referências: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1057917
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4665447/pdf/antioxidants-03-00024.pdf
http://www.academicjournals.org/article/article1380128563_Koehnlein%20et%20al.pdf
#pinhão #pinha #epocadepinhao #veganoides #vegandicas #dicasveganoides #veganeveday #veganlove #vegancommunity #vegan #govegan #vegano #vegana #vegetariano #festadopinhao #araucaria
