top of page

Notícias Veganoides

{Suco Verde - mitos e verdades}

Por Isabela Barbosa, do Veganoides - 07/12/2018

suco verde veganoides.jpg
Foto Veganoides

​

 

Como já cantava a Rita Lee: “Um belo dia resolvi mudar”. E fazer um suco verde é uma mudança e tanto, não? Esse aqui tem maçã, abacaxi, hortelã, couve-manteiga, cúrcuma, gengibre e água de coco. Dependendo do dia variamos os ingredientes.

 

Se digitar uma busca da palavra “suco verde” no Google aparece 3.550.000 resultados, entre vilão ou anjo. Surgiram muitas questões dos leitores do @veganoides, então resolvemos entender quais os mitos e verdades que essa bebida proporciona de forma tão intensa, no desjejum principalmente. Afinal, quais os benefícios nutricionais do suco verde?

 

“São inúmeros, pode ser incluído na dieta como opção para desjejum, café da manhã e intervalos, auxilia na diurese, saciedade e dependendo dos ingredientes é super refrescante”, diz Ana Cláudia Abreu, nutricionista vegana.

 

Atualmente é possível encontrar diversas receitas em livros, blogs e sites. Mas qual seria mesmo a forma mais certa de se fazer? “Não se preocupe com isso. Quando o assunto é criatividade na cozinha, não existe certo ou errado, deixamos fluir e vamos combinando os alimentos de formas diferentes. Cada pessoa tem aquela receitinha favorita, que se encaixa perfeitamente na rotina. Mas de modo geral, para fazer um bom suco verde, seguimos alguns padrões”.

 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

​

​

​

1) Folhas verdes: Couve, Espinafre, Escarola, Agrião

 

2) Legumes: Pepino, Cenoura, Beterraba

 

3) Frutas: Maçã, Limão, Abacaxi.

 

4) Ervas: Hortelã, Gengibre

 

5) Superfoods: Matcha, Maca peruna, Guaraná

 

 

Como ele atua no organismo?

 

Com certeza você já ouviu falar que o suco verde tem função "Detox", apesar de ter ficado popular dessa forma faltam evidências científicas que amparam essas alegações. A verdade é que sozinho ele não tem o “poder” de fazer a limpeza das toxinas do corpo. Por tanto, necessita-se entender de uma forma mais ampla. “Quando o assunto é saúde e qualidade de vida, devemos considerar um conjunto de hábitos. Seguir uma dieta Plant based em sua totalidade (não apenas de forma isolada tomando um suco verde de vez em quanto), Hidratação, Manutenção do stress e pratica regular de exercícios físicos”, explica Ana.

 

Para quem é mais indicado?

 

Depende do objetivo e necessidade de cada pessoa. “A inclusão do suco verde na dieta pode ser realizada algumas vezes por semana, mas antes é preciso avaliar se existe alguma sensibilidade aos ingredientes da composição e se essa preparação é fácil de ser incorporada no dia a dia de cada pessoa. A melhor dieta é aquela que te faz bem e que você consegue seguir”, conclui Ana.

 

Referências:

CFN: http://www.cfn.org.br/index.php/dieta-detox-nota-tecnica-do-cfn/

1.HEVER, Julieanna. Plant-Based Diets: A Physician’s Guide. The Permanente Journal, [s.l.], p.93-101, 6 jul. 2016. The Permanente Press. http://dx.doi.org/10.7812/tpp/15-082

2. PLATEL, Kalpana; SRINIVASAN, Krishnapura. Bioavailability of Micronutrients from Plant Foods: An Update. Critical Reviews In Food Science And Nutrition, [s.l.], v. 56, n. 10, p.1608-1619, 6 mar. 2015. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10408398.2013.781011.

 

 

#sucoverde #sucoverdemitoseverdades #sucoverdeévida #suco #beneficiossucoverde #veganoides

5_Grupos_de_alimentos_que_marcam_presenç

Quer saber as novidades? Escreva seu email e receba infomações de receitas e eventos.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

©2017 por Veganoides. Todos os direitos reservados

Brasil

bottom of page