Vai um chá de Hortelã aí?
- Veganoides
- 3 de mai. de 2017
- 2 min de leitura


O dia amanhece gelado, depois intercala esquentando ao meio-dia, quando o sol vai embora, lá vem o frio de novo. Fase do ano em que o corpo vai se acostumando com o inverno.
Segundo os ensinamentos de Ayurveda, devemos adaptar a nossa rotina às variações climáticas e sazonais, pois elas exercem grande influência sobre o nosso organismo. No outono, por exemplo, recomenda-se uma dieta quente. Você pode fazer chás naturais para esquentar-se, em qualquer momento do dia, ou noite e hoje vamos de hortelã. Por quê? Fácil de achar em qualquer canto, calmante digestivo, diminui dores, cura o fígado e problemas urinários. Os gregos e romanos usavam hortelã contra mordida de cobra, picada de insetos e escorpiões, cólicas e todos os tipos de vertigens.
De todas as famílias de ervas aromáticas, talvez a das mentas mais conhecidas seja Hortelã. Seu perfume é inconfundível, para os árabes é utilizado sagradamente em pratos.
A lenda da Hortelã
Na mitologia, Zeus e Hermes andavam disfarçados pela terra e foram desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água. Finalmente encontraram um pobre casal de velhos que os acolheu, limpou e perfumou sua mesa simples com folhas de hortelã e lhes deu o que comer e beber. Os deuses, em agradecimento, transformaram seu casebre em um palácio. A partir de então, a erva hortelã transformou-se também em símbolo de hospitalidade, sendo usada até a idade Média para limpar e performar a casa.
O que usei:
Folhas de Hortelã (se possível plante e colha do seu próprio pé)
Água
Como faz:
Lave as folhas, depois aqueça em uma panela com 1 meio litro de água, levar ao fogo e ferver de 5 a 10 minutos, retire do fogo de deixe esfriar. Beba com amor.
Fonte: As ervas do sítio Rosy L. Bornhausen (lenda da hortelã e benefícios)
Comments