"Planta Peixinho" PANCs
- Veganoides
- 27 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
<Peixinho>





Não estamos querendo provocar aquela pergunta “Mas nem peixe?” Calma aí que essas belezuras são conhecidas como PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) . Seu nome é “peixinho”, ou “lambarizinho”, já conhece? Suas folhas peludinhas, são comestíveis e saborosas demais. Já falamos sobre as PANCs aqui, inclusive, recentemente em uma oficina que aconteceu no Sesc SP. Como as PANCs são muitas, resolvemos ir mostrando aos poucos aqui. Essa vale muito a pena.Esse nome apareceu justamente porque o seu gosto se parece ao de um peixe frito. E seus benefícios são bem interessantes: diminui as inflamações de laringe e acalma a tosse, além de possuir ação digestiva, ainda ajuda a tratar de problemas estomacais. Desidratadas, as folhas desta planta agem como um ótimo isolante término.Sabe como preparar? Fique ligado(a) que mostraremos aqui.
Fontes consultadas: sites Greenme e Remédio Caseiro .
Essas folhas de “peixinho” foi uma descoberta sensacional! Como fizemos? Testamos de 2 jeitos, um deu certo e outro não. Simplesmente optamos por fazer assada, apesar que de só encontramos referências de receitas fritas. Até chegamos a tentar fritar e não rolou. Ficou mole, encharcado de óleo e bem murcho. Então resolvemos assar. E adivinha? Ficou super crocante e muito mais saudável. Além de sentir que houve harmonia dos ingredientes permanecerem nas folhas, o que era um dos objetivos nessa receita, já que a chia, por exemplo, possui propriedades interessantes como antioxidantes, ômega 3, fibras, vitaminas, minerais. Gergelim e linhaça possuem outros tantos benefícios.
O que usamos:
Folhas de Peixinho Farinha de arroz Semente de linhaça Semente de chia Gergelim Sal Azeite Pimenta do reino
Como faz:
Deixe a chia de molho na água de 3h a 8h. Provavelmente ficará mais cremosa essa mistura. Então a ideia é “banhar” essas folhas em dois processos. 1) Coloque as folhas de “peixinho” de molho (água e chia e linhaça) e vá “lambuzando” as folhas até que elas fiquem bem hidratadas. 2) Em um outro prato coloque generosamente a farinha de arroz e semente de gergelim, passe a folha hidratada até que fique bem seca com a farinha. Ou seja, processo molhado e seco. Unte uma forma com azeite e coloque as folhas,asse até que fique dourado e crocante. Acompanha bem com o arroz integral, salsinha, legumes gratinados (abobrinha, cenoura, batata e cebola) + uma castanha do Pará (ou castanha do Brasil) e um belo limão para dar "aquele toque final" em cima de tudo.Aproveite para conhecer melhor as plantas e legumes que você ainda não conhece. É assim que evoluímos a consciência alimentar. .🍃🌱🍃🌱 . .
Comments